Informativos TBL

Confira a última edição do informativo
clicando aqui

Edições anteriores

II TranspoAmazônia reivindica melhorias em rodovias e navegação na Região Norte

| Transportes Bertolini

Empresários, autoridades públicas e a sociedade civil de todos os estados da Região Norte do Brasil estiveram reunidos em Manaus, entre os dias 21 a 23 de maio, para a II TranspoAmazônia - Feira e Congresso Internacional de Transporte e Logística. Promovido pela Federação das Empresas de Logística, Transporte e Agenciamento de Cargas da Amazônia (FETRAMAZ), o encontro aconteceu no Studio 5 do Centro de Convenções (no Distrito Industrial), cuja programação apresentou palestras, seminários e mesas redondas com presença de grandes especialistas do setor rodoviário, aquaviário e aéreo no País.

As demandas da categoria no evento - que apenas no primeiro dia teve mais de três mil inscritos em suas atividades acadêmicas - tiveram o imediato apoio dos dirigentes das principais entidades empresariais do Estado como a Associação Comercial, Federação das Indústrias e da Agricultura do Amazonas, entre outras. Destaque para uma comitiva de empresários e políticos peruanos que desembarcou na cidade em busca de maior integração entre os países.

"Somos apenas um povo, unido pelo maior rio do mundo e temos muito a ganhar economicamente e socialmente. O Amazonas ganha uma saída rápida para seus produtos pelo Pacífico e nós ganhamos uma nova alternativa pelo Atlântico", avaliou o presidente, o equivalente ao cargo de governador, do estado peruano de Loreto, Ivan Vasquez.

Segundo Vasquez, a exigência de práticos (profissionais para guiar as embarcações) e problemas com a profundidade (calado) em alguns trechos do rio são os principais entraves para que a rota entre em funcionamento pleno.

De acordo com o vice-presidente da FETRAMAZ, Antônio Rodrigues Júnior, a expectativa é mesmo consolidar a troca de experiências com profissionais de todas as áreas no transporte, junto às autoridades competentes do setor.

Na parte acadêmica, os auditórios e salas do Centro de Convenções estiveram lotados com o Seminário de Logística Urbana. Foram convidados como palestrantes especialistas como José Teixeira Araújo (Instituto de Pesquisa em Transportes), Nadja da Silva Dutra (Universidade Federal do Ceará), Sérgio Andrade Loureiro (Nucamp), Selma Setsumi Isa (Inter-American Development Bank) e o diretor do Manaustrans, Paulo Henrique Martins.

Também aconteceu o lançamento do livro Amazônia - Estradas d´Água, de Fabiano Mazzoti e Marli Tasca Marangoni e a palestra de Carlos Alberto Júlio com o tema "A Economia do Cedro - Caminhos para o Brasil".

No segundo dia da II TranspoAmazônia teve como destaque o painel "Investimento em Infraestrutura de Transporte", com participação do ex-ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos e Cloraldino Severo, do ex-diretor geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot e do ex-presidente do Banco do Brasil, Luiz Antônio Fayet, entre outros especialistas.


Clique aqui para visualizar a notícia completa que está disponível no informativo TBL.