Informativos TBL

Confira a última edição do informativo
clicando aqui

Edições anteriores

ACIDENTE FLUVIAL COM EMPURRADOR TBL

| Transportes Bertolini

No dia 2 de agosto, por volta das 4h30min, no Rio Amazonas, nas proximidades da Cidade de Óbidos (Pará), ocorreu um acidente entre um navio carregado com contêineres e um comboio formado por um empurrador e nove balsas da Transportes Bertolini que estavam carregadas com milho, proveniente de Porto Velho e destinada às Cidades de Santarém e de Barcarena (Pará).

Houve naufrágio do empurrador. Da tripulação de 11 pessoas, dois tripulantes foram resgatados e os demais encontram-se desaparecidos.

O empurrador BERTOLINI CXX foi localizado a uma profundidade de aproximadamente 60 metros e distante mais de 15 quilômetros do local onde ocorreu o choque com o navio.

Com a informação concreta da localização e profundidade, os representantes das companhias de seguros reativaram os contatos com as empresas que prestam serviços de salvatagem em águas profundas e também com empresas que realizam trabalhos de mergulho em plataformas de petróleo, nas operações de óleo e gás, que são as mais especializadas no Brasil neste tipo de operação. Foram repassadas informações precisas e detalhadas para que sejam finalizadas e enviadas as propostas de trabalho.

Estas propostas estão sendo recebidas, serão avaliadas e definida a empresa que tem condições de prestar os serviços.

Na sequência, será apresentado plano de salvatagem para a aprovação da Capitania do Portos e iniciadas as atividades assim que for homologado o plano.

No local do naufrágio, há condições que dificultam os trabalhos e exigem técnicos com alto nível de especialização e equipamentos especiais, em vista da inexistência de visibilidade nas águas, da profundidade na qual se encontra o empurrador (aproximadamente 60 metros), da força das águas (cerca de 4,5 nós).

David Pockett, especialista em operações de salvamento e remoção, chegou em Santarém no dia 7 de agosto para integrar à equipe. Ele tem experiência em salvamentos em grandes projetos globais, tendo atuado no Reino Unido, Canadá, Israel, Malásia, como por exemplo, na remoção do navio Costa Concórdia na Itália.

No dia 13 foi removida a balsa que se encontrava presa na popa do navio.